3 dicas para conseguir lidar com o inesperado

inesperado

Você está aí vivendo a sua vida, sua rotina, buscando realizar seus objetivos e de repente… alguma coisa não sai como o previsto ou acontece uma situação inesperada que muda todos os seus planos.

Quem já não vivenciou algo parecido com isso?

Sabemos que isso pode acontecer com qualquer pessoa e em situações diversas, mas existem apenas duas reações diante disso: negativa ou positiva!

Como você normalmente reage com o inesperado?

Nós, por vezes, somos muito resistentes a mudanças, encaramos como algo negativo. Isso porque uma mudança nos faz obrigatoriamente sair da zona de conforto.
Quando algo inesperado nos acontece precisamos manter a calma, pensar, mudar, agir… sair da zona de conforto.

Corremos o risco de ficar reclamando, querendo arrumar justificativas para o que aconteceu, querendo achar um culpado… sim, corremos esse risco!

Mas se você quer ser uma pessoa feliz, equilibrada, uma pessoa de sucesso, você precisa agir diferente!

Por isso, para você, seguem 3 dicas para conseguir lidar melhor com o inesperado:

1) Tome a responsabilidade para si
Se for para culpar alguém, culpe-se a si mesmo. Precisamos ser responsáveis pelas coisas que nos acontecem.
A mudança começa sempre na gente mesmo. Quer que alguém ou algo mude, inicie o processo em você… mas de verdade… até o fim!

2) Seja maleável para lidar com as mudanças
A flexibilidade amplia o nosso campo de visão. Muitas vezes as oportunidades passam na nossa vida pelo simples fato de não estarmos abertos a ela. Uma situação inesperada muitas vezes é uma grande oportunidade em vista.
Quantos já conheceram a pessoa amada ao bater no carro de alguém, outras deram um salto na carreira ao serem demitidas ou então descobriram o sentido da vida depois de uma doença…
Lembre-se de ser maleável no momento em que algo, principalmente desagradável, acontecer. Esteja atento ao aprendizado!

3) Tenha o foco na solução
Henry Ford dizia: “Não encontre um defeito, encontre uma solução.”
Treine o seu foco para a solução das coisas!
No momento em que algo inesperado acontece, não vai ajudar ficar reclamando ou se fazendo de vítima. Você ganha mais tempo na vida focando na solução das coisas!
É incrível como nos conectamos de maneira errada com as pessoas erradas! É aquela típica cena de elevador, onde um indivíduo fala para o outro: -Já é sexta-feira né? -Nossa, correria, correria!! -O mês já acabou e não fiz nada! -É verdade!

Precisamos nos conectar pelas razões e com as pessoas certas!

Pense aí como uma pessoa com o foco no resultado, na ação, responderia o cara do elevador…
Como você responderia?

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas sejam aplicáveis na sua realidade!

Deixe o seu comentário abaixo, ele pode também motivar outras pessoas! Conte suas experiências e como você poderá aplicar essas dicas!

Um grande abraço!!

Vanessa Poletto

2 comentários em “3 dicas para conseguir lidar com o inesperado

  1. O INESPERADO É UM GRANDE DESAFIO PELO FATO DE NÃO ESTARMOS PREPARADOS PARA ELE. TALVEZ E SE FOSSE POSSÍVEL ACRESCENTAR OS INESPERADOS DA VIDA DENTRO DOS PROJETOS E PLANEJAMENTOS SERIA MAIS FÁCIL SABER QUAIS ATITUDES TOMAR. MAS SE É INESPERADO, É PRECISO ACEITA-LO E TIRAR AS VANTAGENS POSITIVAS DOS FATOS FOCANDO NAS SOLUÇÕES COMO VOCÊ SUGERIU. PARABÉNS. OBRIGADA PELA DICA.

Deixe um comentário